Ícone do site www.sonhosdeviagens.com.br

Campos do Jordão





Uma cidade com ares alpinos, com 1628 metros de altitude, o município mais alto do Brasil, relativamente perto de São Paulo dista a 173 km, de Belo Horizonte: 486 km e do Rio de Janeiro: 333 km.

Considerada uma estância climática fria e com ares puros, faz com que a cidade fique repleta de atrações, seus finais de semanas em outono, inverno e primavera fica lotada de milhares de pessoas curtindo esta belíssima cidade da região da Mantiqueira.

Vamos aqui descrever todas as dicas dos melhores lugares e atrações, dicas importantes sobre o intenso frio quando a temperatura fica  próxima a zero grau.

 

Temperatura em Campos do Jordão

A temperatura média anual em Campos do Jordão é de 14 graus °C, com exceção do verão, as temperaturas nas outras estações podem chegar a temperaturas baixas, principalmente quando ocorre o fenômeno massa polar atlântica, chegando a próximo de zero, com uma sensação térmica menor ainda, raramente ocorre neve, nas maiorias das vezes são geadas intensas, para melhor visualizar vamos mostrar um gráfico anual:

No verão as temperaturas são amenas durante a noite e razoavelmente quente durante o dia, com períodos regulares de chuva, se olharmos na tabela climática acima, verificamos que os meses mais amenos são dezembro, janeiro e fevereiro, mas nunca se esqueçam de levar blusas, pois acontece em alguns dias a temperatura cair bastante, chegando a média de 10 graus.

Trânsito, estrada e transporte.

O acesso a Campos do Jordão pelas estradas é excelente, com muitas curvas perigosas, mas são todas bem pavimentadas.

Aconselho ir de carro, pois de ônibus fica difícil ir a pé a algumas atrações, a não ser que use os transportes de trenzinhos que estão espalhados pela cidade e fazem os percursos turísticos, porém ficará dependendo dos horários e do trânsito local.

O trânsito em horários de pico é bem pesado, dependendo do fim de semana, se for a um feriado prolongado, irá ficar a mercê do trânsito todos os dias, tornando-se impossível de fazer todas as visitas programadas.

O pior horário é depois das 15:00 horas no domingo, porque a maioria dos hotéis faz o checkout das 12:00 às 14:00, daí todos resolvem ir embora, outra situação é que o acesso até a rodovia tem muitas lombadas e faróis, congestionando ainda mais.

Os estacionamentos são caros, alguns cobram 20,00 reais a hora, deixar na rua tem poucas opções, a não ser que deixe o carro longe e faça uma bela caminhada principalmente do centro de Capivari.

Dica: Achamos um estacionamento razoável e perto do centro de Capivari por R$ 10,00 reais a hora, fica na esquina da rua ao lado da igreja São Benedito, endereço: Esquina da Rua Dr. José Arthur da Mota com a Av. José Manoel Gonçalves, se deixar o carro neste estacionamento está perto da principal rua do centro de Capivari: Rua Macedo Soares com a Rua Djalma Forjas, os melhores restaurantes e gastronomia de Campos do Jordão estão ali, também terá acesso a pé até o Shopping Capivari, Teleférico, Estação Emílio Ribas para pegar o bondinho e Pedalinho Lago de Campos do Jordão.

Por ser uma cidade turística, o trânsito também existe, mas nada exagerado, só atrapalharam as programações previstas. As lombadas são mal sinalizadas o carro bateu com tudo, pois não tinha aviso e não estava com faixas amarelas, tomem cuidado porque é uma armadilha, principalmente onde tem placas e radares dizendo que a velocidade é 50 km por hora e de repente tem a maldita lombada.

Acessibilidade a cadeirante também nota zero, calçada esquece! Só no centro de Capivari que é bem cuidado, fora disso só andando nas ruas.

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




2 – Onde ficar

Existem inúmeras pousadas, hotéis, apartamentos, casas e chalés para alugar, apesar da concorrência e a demanda crescente, os preços são altos, mas escolhendo com antecedência, por volta de três meses, ainda se consegue uma boa estadia.

A alta temporada é o mês de julho devido às férias escolares e também o clima mais frio, embora os meses que compõem o outono e primavera também são concorridos.

Recentemente estive no final de semana, exatamente perto do dia dos namorados, a cidade estava lotado, com muita sorte e escolhido a dedo, consegui um apartamento excepcional por um preço excelente. Em minha opinião os apartamentos ou casas são mais estruturados para o frio intenso, então procurei no Booking, achei um localizado perto do Morro do Elefante, um condomínio fechado com vários apartamentos de três andares ou mais, totalmente seguro e com um mirante incrivelmente espetacular, iremos descrevê-lo logo abaixo no item em estadia.

Os preços variam muito, dependendo da quantidade de pessoas e quantidade de dias, mas no geral uma boa estadia a um casal e de uma diária gera em torno de R$ 1.000,00, acima de três estrelas (em alta temporada).

Estadia – Apartamento Condomínio Vila Real 

Depois de muita procura, escolhemos o melhor local, um apartamento aconchegante, fica próximo ao Morro do Elefante, o condomínio é fechado e muito seguro, tem um mirante dentro do condomínio que é simplesmente espetacular, na verdade um mirante particular, melhor e mais alto que o Morro do Elefante, com uma vista magnífica, onde se pode avistar toda a Campos do Jordão, excelente para tirar fotos, filmarem, enfim um achado que valeu nota 10 em tudo, clique aqui para reservar no Condomínio Vila Real.

Vejam as fotos e vídeos:

Veja este vídeo, vista particular do mirante dos moradores dos apartamentos do Condomínio Vila Real:

Por do sol no mirante:

 

Sobre o Apartamento  

O apartamento é muito confortável, com uma excelente lareira, com todos os detalhes, acomoda até oito pessoas, tem três quartos, sendo: Um quarto suíte, um quarto para casal, um quarto com duas camas para solteiros, um banheiro adicional, cozinha completa, fica no térreo, tendo acesso à parte externa com vários locais com mesas e cadeiras para jantar ou almoçar, bancos em madeiras decoradas com jardins para apreciar a bela natureza que fica ao redor, com Wifi, tv tela plana, estacionamento para dois carros, preparado para o frio com muitos cobertores, edredons, roupas de camas e toalhas.

No condomínio ainda tem piscina externa, churrasqueira, tênis e pingue-pongue, local para fazer trilhas, perto do Centro de Capivari, mais detalhes pesquise no Booking como “Campos do Jordão Apartamento Condomínio Vila Real”.

Para ver mais fotos clique aqui

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




3 – Onde comer e beber

Existe uma infinidade de restaurantes em Campos do Jordão, que é um símbolo da gastronomia de São Paulo, com uma variedade enorme de preços e opções, os preços são altos e não existe competitividade, parece que todos optam por preços altos, a maioria fica no centro de Capivari entre as  ruas Macedo Soares com a Rua Djalma Forjas, geralmente são colocados na frente dos restaurantes os preços com tabuleiros e dá para ter uma ideia, para quem quer gastar pouco e comer um pastel nota 10, que é  o Pastel do Maluf, é recheado e grande, um pastel dá para duas pessoas, recomento o de frango com catupiri com milho, vários políticos e famosos passaram por lá, as fotos estão colocadas nas paredes. Endereço:  Av. Macedo Soares, 134.

Para quem quer gastar muito, tomando um refinado vinho e uma truta assada e recheada, pratos muito bem elaborados e saborosos, com uma sobremesa impecável e atendimento nota 10 não se esquecerá: Local: Confraria do sabor. Endereço:  Av. Dr. Vítor Godinho, 191.

Baden Baden é uma cervejaria regional tradicional oferece visitas com guia para degustação de chopes e dicas de harmonização, criada para ser uma cerveja artesanal, valorizando acima de tudo a felicidade e prazer de fabricar cervejas diferenciadas com sabor, corpo e aroma inconfundíveis. Receitas que combinam com a cerveja que você escolheu, por exemplo: Pizzas, carne seca, peito de pato, patinho, fettuccine, etc. Para quem gosta de cerveja o restaurante fica na Rua Djalma Forjaz, 93 – Loja 10.

Caso você queira fazer uma refeição rápida e churrasco razoável e perto do Recanto Feliz, tem a Boi Mil Churrascaria, a carne é boa, saladas razoáveis, mas o preço é bem em conta, fomos no domingo já de saída a São Paulo, por ser um rodízio, o almoço se torna rápido, tem estacionamento no local. Endereço: Av. Emílio Lang Júnior, 415 – Recanto Feliz.

Quantidade de dias ideal

Se você pretende conhecer Campos do Jordão em um apenas um fim de semana, não o fara, porque tem muitas atrações, em torno de 30, então o ideal para conhecer tudo seria uma semana, ou ir vários finais de semanas, o que se tornaria cansativo, pois como foi comentado se for a alta temporada o tempo fica reduzido em função de muitos turistas e o trânsito que complica mais ainda.

Roteiros e atrações

Campos do Jordão tem muitos passeios grátis, como os picos: De Itapeva, uma vista maravilhosa, Vista Chinesa, Pico do Imbiri, Pedra do Baú, além dos picos tem um lago antes do Pico do Itapeva, para tirar fotos é muito bonito recomento.  Outros passeios turísticos grátis: Morro do Elefante, Cachoeira Véu da Noiva, Ducha de Prata, Palácio Boa Vista Governo do Estado, Vila Capivari, Museu de Escultura Felícia Leirner ao lado do palácio.  Passeios pagos: Teleférico e Bondinho, com preços bem acessíveis.

Já fui várias vezes a Campos do Jordão, por isso não visitei novamente outros passeios importantes como: Cervejaria Baden Baden, Fábrica de Chocolate Araucária, Borboletário, Horto Florestal, Centro de Lazer Tarundú e Mosteiro Monjas Beneditinas. Lógico em um fim de semana não dá para ver tudo o que comentei sobre os pontos turísticos, tem que ser no mínimo cinco dias, talvez na semana seja mais calmo e dê para visitar todas as atrações.

Para facilitar passe o mouse para dar um zoom e veja o mapa completo com a localização com os pontos turísticos:

Vamos descrever abaixo um roteiro para um fim de semana, no final estará disponível uma planilha com roteiros para dois dias e um roteiro completo para cinco dias.

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




4 – Sábado – Jardim Amantikir 

Para fazer um bom planejamento, temos que estudar as sequências das atrações, visualizando o mapa, vemos que o Jardim Amantikir fica praticamente na entrada da cidade, então a estratégia é sair cedo do seu trajeto e chegar por volta das oito ou nove horas, a duração da visita fica em torno de duas horas, desta maneira coincide com o check-in ao hotel, que geralmente é por volta das onze ou doze horas para quem vem a Campos do Jordão, esta atração deve ser a número um.

O nome Amantikir surgiu dos índios que moravam neste local, segundo a lenda vivia uma índia que se apaixonou pelo sol, porém a lua ficou com ciúmes e o Deus Tupã não permitiu este romance, então ele trancou a princesa dentro da montanha, todos os dias a índia chorava com saudades do sol até que ele se punha, ficou então apelidado como a montanha que chora,  depois surgiu o nome serra da Mantiqueira.

É um tipo de Jardim botânico, com 26 jardins inspirados em vários países, são jardins simples, que no conjunto se torna belo, e muito bem cuidado.

Dica: Caso você for ao labirinto, pode-se prolongar a visita, pois ele tem 25 corredores sem saída, caso se perca, a dificuldade aumenta mais ainda, o ideal seria ir em grupos para tentar descobrir os lugares em que você já passou, caso contrário o tempo seria maior que o previsto.

Existe outro labirinto, porém é aberto, você segui através de um caminho de pedras até chegar ao centro, o nível de dificuldade neste caso já é menor.

 

Ao longo do passeio encontramos jardins  Patamares, Jardim de Coníferas, Jardim de Capins, Jardim Árido, Jardim de Raízes, Jardim Inglês, Jardim de Pedras, Jardim Alemão, o Labirinto Clássico, Tapete Verde, Lago das Pontes, Bosque Outonal, Paredes de Toras, Espelho d’Água, Pequeno Jardim Francês e os Jardins de Salzburg.

Aberto todos os dias, inclusive domingos e feriados.

Tempo de visita: Aproximadamente 1 hora e meia.

Amantikir necessita de manutenção diária, não existe ajuda nem custeio por parte da prefeitura e governo, então eles cobram a entrada: Inteira: 40,00, meia (Estudantes, aposentados e maiores de 60 anos) R$ 20,00, com necessidades especiais não pagam.

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




5 – Sábado – Morro do Elefante

Chama-se Morro do Elefante devido ao seu formato que lembra a tromba de um elefante, com altitude de 1800 metros, podemos avistar a cidade de todos os ângulos, uma paisagem deslumbrante.

Estacionamento não existe, tem que colocar o carro nas ruas estreitas na subida do morro, caso for cadeirante pode-se colocar próximo à rampa, não existe cobrança, mas tem alguns vigias e costuma-se dar caixinhas.

Existe uma feirinha que vendem roupas, toucas, artigos femininos e outros objetos decorativos.

Endereço: Rua: Marco Antônio Cardoso, 240 – Morro do Elefante.

Vejam as fotos das vista panorâmica de cima do morro:

Vídeo Morro do Elefante, toda a vista de Campos do Jordão:

 Sábado -Vila Capivari

Após a visita do Morro do Elefante, fomos ao apartamento que fica próximo, pegamos as chaves, conhecemos o apartamento, deixamos as malas e fomos a Vila de Capivari.

A Vila Capivari é o ponto de encontro de todos os turistas, principalmente para saborear suas delícias gastronômicas, com suas arquiteturas europeias, dando um ar de requinte e sofisticação, existem vários barzinhos, cafés, restaurantes, que servem além das excelentes refeições, também o famoso fondue, o chocolate quente e chocolates artesanais.

Para fazer compras também é uma atração que não se pode perder, pois ter várias marcas de grifes, com algumas variedades enormes de artigos de malhas e lãs fabricados na própria cidade.

O mais importante é apreciar a gastronomia incontestavelmente a melhor das regiões serranas, apreciar também a famosa cerveja Baden Baden, feita artesanalmente com vários tipos de sabores, comer uma truta recheada e assada, em fim, você precisará de algum tempo para todas estas visitas, especialmente a noite voltar a jantar e curtir a vida noturna.

No centro de Capivari fizemos uma visita rápida pelo centro e procuramos algo para comer, pois já era uma hora da tarde, almoçamos no Pastel do Maluf, conforme comentado no item “onde comer e beber”, seguem alguma fotos:

no images were found

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro



6 – Sábado – Teleférico

Da Vila Capivari dá para ir a pé, fica bem próximo, a atração teleférico é muito concorrida, como era semana que antecedia o dia dos namorados, tinha muita gente, a fila era enorme, como já fui outras vezes, eu preferi ver outros passeios. O preço por pessoa é R$ 15,00 reais.

Sábado – Passeio de bonde

O bondinho faz o passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernésia, com estilo inglês, representa um marco histórico e resgatado por Campos do Jordão.

Do teleférico até a estação Emilio Ribas dá par ir a pé, na verdade existem dois passeios o de Bonde, que tem o percurso curto de 4 quilômetros e o passeio de trem, porém este é mais longo e demanda meio dia em especial, então optamos pelo passeio de bondinho, porém só tinha o horário das 17:00 horas e era apenas 14:00 horas, o preço de R$15,00 reais por pessoa, aconselho passar de manhã programar a tarde ou para outro dia no domingo, optamos seguir com outros passeios.

Sábado – Ducha de Prata

A Ducha de Prata tem paisagens exuberantes para fotos, um lugar bem cuidado, são cachoeiras artificiais com várias corredeiras de água que fazem parte do cenário, tem várias passagens com pontes de madeiras para melhor apreciar a paisagem, também tem barraquinhas com presentes, souvenirs, lembranças de Campos do Jordão, tem um estacionamento ao lado nem sempre existem vagas principalmente em alta temporada fica meio que enrolado, pois a demanda de visitante é muito grande, há algumas vagas para deficientes que o pessoal não respeita, infelizmente.

Vejam as fotos:

Vídeo a caminho de Duchas de Prata:

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




7 – Sábado – Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva tem 2025 metros de altitude, situado em Pindamonhangaba com divisa de Campos do Jordão, o acesso até o local é todo asfaltado, porém com curvas perigosas, tem que prestar atenção nas placas de velocidades para evitar acidentes, possui muitos abismos, é o ponto mais alto por acesso de carro no Brasil, então para tirar fotos é um prato cheio, de lá de cima avista-se sete cidade paulista e o Vale do Paraíba. Duração do centro até o pico são 50 minutos do centro.

Vejam as fotos (Para ver em tamanho original dê dois cliques):

Vídeo sobre a vista do Pico do Itapeva, imagens impressionante sobre o Vale do Paraíba:

Na descida do Pico do Itapeva, existe um lago, onde se podem tirar excelentes fotos, também têm uma tirolesa que na descida passa próximo da água, vejam as fotos:

Veja a paisagem impressionante deste vídeo sobre o Lago:

Vídeos a caminho do Pico do Itapeva:

 

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




8 – Sábado – Cachoeira Véu de Noiva

A cachoeira é pequena, mas compensa tirar algumas fotos, o acesso tem um pequeno trecho de estrada de terra, no caminho tem charretes e cavalos para andar, o aluguel é muito caro, meia hora R$ 80 reais, mas valeu a visita.

Atração 1 – Domingo – Palácio Boa Vista Governo do Estado 

O Palácio da Boa Vista é a residência oficial do governador do Estado de São Paulo, Iniciado por Adhemar de Barros, após 1970 foi declarado como monumento de visitação pública, transformado em um centro de arte, atualmente a visita é grátis, antigamente era pago, porém para conseguir uma vaga é bem difícil, porque são pequenos grupos que são seguem um guia que mostra todos os detalhes e compartimentos do Palácio, desde a residência presidencial, suas comodidades, salas de reuniões, salão nobre e alguns objetos antigos, existem uma exposição  que muda continuamente, mas têm obras de arte sacras e do período colonial, quadros famosos como:  Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Vitor Brecheret, Alfredo Volpi, Ismael Nery e Vicente do Rego Monteiro, além disto, há coleções com mobiliários, tapeçarias, louças e prataria artística expostas em vários cômodos,  ou seja, um passeio bem cultural.

Não pode entrar com bolsas, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, por consequência é expressamente proibido tirar fotos, devido às obras com direitos autorais, então temos fotos somente do lado de fora, aliás, tem uma vista impressionante do alto dá para ver toda a cidade de São Bento de Sapucaí.

Vejam as fotos (Para ver em tamanho original dê dois cliques):

Vista da  cidade São Bento do Sapucaí, do Palácio da Boa Vista:

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




9 – Domingo – Museu de Escultura Felícia Leirner

Para quem visitou o palácio, basta deslocar-se de carro mais dois km chega ao local.

São várias esculturas expostas livremente pela natureza, deixando o ambiente bem bacana, todo gramado e com acesso para deficientes, pode-se observar de vários ângulos as esculturas, onde se pode caminhar e observar o legado da artista plástica Felícia Leirner, que já faleceu em 1996 aos 92 anos.

Veja as fotos (Para ver em tamanho original dê dois cliques):

Domingo – Vista Chinesa

Esta é a última atração, devido a sua localização, fica logo após a saída de Campos do Jordão, já na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, a paisagem é incrivelmente bela, pois se avista o horizonte onde se encontram várias montanhas misturadas com vales verdes, o por do sol é um espetáculo a parte.

No local também vedem mel, biscoitos, doces, geleias, pinhões e recordações de Campos do Jordão.

Vejam as (Para ver em tamanho original dê dois cliques):

Vídeo sobre a Vista Chinesa, paisagem de tirar o fôlego!

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro




10 – Encerrando a visita a Campos de Jordão

Seguem algumas fotos da cidade, algumas com flores de cerejeiras (Para ver em tamanho original dê dois cliques):

Encerramos nossas visitas e passeios deslumbrantes a Campos do Jordão, é uma das cidades que vão ficar na memória para sempre, pois é muito empolgante, a cidade te envolve com suas paisagens incríveis, o frio envolvente, com certeza voltaremos em breve.

Seguem em PDF(s)  duas planilhas uma para um fim de semana, outra com roteiros completos para cindo dias, com todas informações de Campos do Jordão, locais, endereço para o GPS, km, tempo, custo e duração.

Roteiro para sábado e domingo:

Roteiro completo, legenda: Com a descrição azul são os maios cotados, com a cor rosa escuro: Não é aconselhável para cadeirantes

Clique nos links com os conteúdos das páginas:

1 – Página Principal

2 – Onde ficar

3 – Onde comer e beber

4 – Jardim Amantikir

5 – Morro do Elefante / Vila Capivari

6 – Teleférico / Passeio de Bonde / Ducha de Prata

7 – Pico do Itapeva

8 – Cachoeira Véu de Noiva / Palácio Boa Vista

9 – Escultura Felícia Leiner / Vista Chinesa

10 – Encerramento / Roteiro

Sair da versão mobile