BlogDicas

Seguro de carros

O seguro é a parte que precisa tomar mais cuidado, porque são verdadeiras arapucas, pior que no Brasil, ainda mais se o seu inglês não for fluente, daí as locadoras aproveitam, não são todas, por exemplo, a Sixt, a Álamo e a Thrifty não tive problema, pois contratei o seguro básico, cobrindo o necessário por lei americana.

A primeira providência a tomar é ter um cartão de crédito internacional, pois eles cobram um valor caução, para coberturas de multas ou outras cobranças, no geral são de US$ 200.00 à US$ 400.00 dólares, que ficam bloqueados para garantia, depois que o carro foi devolvido, eles desbloqueiam em 72 horas.

Existe uma confusão de siglas que o locatário fica sem saber na hora o que cobre ou não, então vamos esclarecer de uma vez por todas:

CDW (Collision Damage Waiver), cobre colisão, mas não para terceiros.

LDW (Loss Damage Waiver) você fica isento por perda, dano causado por colisão, roubo e vandalismo, mas algumas cobram a taxa de franquia se for acidentado, é o chamado Básico.

O que ocorre que nos EUA, por lei todos os assegurados precisam ter um seguro adicional sobre responsabilidade civil, incluindo custas de hospitais em caso de ferimento e reparo de danos a terceiros, que são chamados de (LP/EP) Proteção contra responsabilidade civil.

A confusão começa aí, as vezes o plano básico LDW não está incluso o LP/EP, daí quando você chegar ao balcão, após uma longa viagem, cansado, um atendente fica na sua orelha falando que você é obrigado a assinar o plano Full, oras, acontece que o full além do LDW cobre outros  como o PAI (Personal Accident Protection), que cobrem despesas médicas após acidentes com o veículo, as vezes está incluso até seguro de vida, além deste o PEP que cobre roubo de suas bagagens, daí o valor é absurdamente caro.

Caso falar que quer o full, eles incluirão todos que foram comentados acima, então se prepare, pois o valor irá dobrar.

Conclusão: Antes de assinar o contrato no ato da entrega do carro, observe bem se não foi colocado como full por engano, confira os valores também, o ideal seria já decidir no Brasil o básico cobrindo o LP/EP e pronto, fora disto você não assina o contrato, porque depois que assinou e pegou o carro, terá só a surpresa na hora da volta o seu cartão recheado de dólares para pagar, depois não adianta reclamar porque você assinou.

O que acontece se assinar só o LDW sem cobertura do LP/EP? Dependendo do caso se for pego por alguma autoridade, estará infringindo a lei local, vai entrar numa enrascada.

 Outros pontos a serem considerados:

1 – Verificar se está incluso o SunPass ou eEpass, são os parecidos “sem parar do Brasil”, porque em alguns casos o pedágio não tem cobradores, neste caso tem que pagar em moedas certas, caso contrário vai ficar parado no pedágio formando filas, o pessoal vai buzinar e terá que seguir em frente e pagar multa.

2 – Verificar na hora de alugar se a locadora cobra a parte de motoristas extras, se não cobrar ficar atento na hora de assinar, porque eles podem cobrar de novo.

3 – Alguns cartões de créditos internacionais cobrem o seguro, desde que recuse este seguro na empresa de aluguel de veículos e informe que usará o benefício de seu cartão, cuidado porque geralmente os cartões Gold cobrem apenas CDW, a outra parte obrigatória você assume que é o LDW, agora em alguns casos o platinum cobre tudo, é um benefício muito grande, porém caso houver algum acidente terá que correr atrás das papeladas, prepare-se o inglês.

4 – Motoristas menores do que 25 anos pagam um valor bem maior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *