BlogBrasilSão PauloSão Paulo

São Paulo




Theatro Municipal

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais belos monumentos, construído em 1911, passando por várias reformas, mas mantendo a arquitetura com estilo eclético, no coração de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, S/N, impossível alguém visitar São Paulo e não passar por lá, primeiramente fazer uma visita completa guiada por um monitor que vai explicando todos os detalhes, inclusive os anexos exteriores, as inscrições são gratuitas: Público Espontâneo (01 a 10 pessoas)

Inscrição individual presencialmente no guichê ao lado da bilheteria, uma hora antes do horário da visita, por ordem de chegada. Entrada Franca.

http://theatromunicipal.org.br/espaco/theatro-municipal/#visita-guiada

Horários: Quarta a sexta-feira: 11h, 13h, 15h e 17h Sábado: 14h e 15h

Duração: aproximadamente 1 hora e meia.

Não há visitação às segundas, terças, aos domingos e feriados. 

separador

Hall de Entrada a escadaria

Participei desta incrível e cultural visitação, o guia muito simpático, nos guiou com esmero, iniciando pelo hall de entrada, com seus tapetes vermelhos e toda a estrutura desenhada de mármores e pinturas expressivas, existem intervalos para tirar fotos sem flash, é expressamente proibido filmar.

separador

Salão Nobre

Depois subimos para o segundo andar que fica o salão nobre, onde ocorrem festas e eventos comemorativos, com capacidade para 200 pessoas. Os vitrais são enormes e com desenhos coloridos, com figuras desenhadas no teto, originalmente mantidos com algumas molduras desenhadas com tintas douradas em pó de ouro.

separador

Sala de espetáculos

O Guia nos mostrou as entradas nobres, onde antigamente só entrava prefeito na porta central, governadores na porta direita, e políticos na porta da esquerda, mas depois de 1954 foi modificado para entradas por setores, vejam no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Mapa_1366839429.pdf

Os preços não são caros como imaginávamos, fica entre R$ 20,00 à R$ 150,00 reais, em alguns eventos os preços podem ser superiores, principalmente quando for terceirizado e não são controlados pela secretaria da cultura, dependendo dos lugares, os mais caros, com visibilidades melhores como a plateia e o balcão nobre são mais caros.

Na visita ficamos sentados no balcão nobre, onde o guia nos informou toda a parte histórica do teatro, com detalhes das pinturas no teto, o imenso lustre pesando toneladas no teto, as cadeiras melhores para visão e outras piores, como a arquibancada, em alguns eventos os preços podem ser diferentes

Nesta sala de espetáculos é expressamente proibido fotos ou filmagens, por direitos autorais do palco, infelizmente, somente expressando a beleza e imponência desta sala espetacular, somente estar presente para conseguir passar os detalhes e belezas imensuráveis.

separador

Anexos

Faz parte do anexo do Teatro Municipal a Praça das Artes, que é um complexo cultural que promove apresentações e exposições ligadas à música, dança e teatro, por onde tem-se acesso ao Teatro, interligando com conservatório, onde é feito todo o treinamento de pequenas orquestras e shows gratuitos ao público localizado na parte oposta do teatro na Avenida São João.

A Praça Ramos também é considerada anexo ao teatro, localizado em frente ao teatro sob o Viaduto do Chá e o Prédio Alexandre Mackenzie, onde contém uma escultura em bronze representando a música e a poesia.

Também tem uma fachada do antigo e famoso Cine Cairo, restou somente a fachada por ser tombada pelo patrimônio público.

separador

Índices com links das páginas:

 
1 – Página inicial – Região Central e arredores – Casa da Imagem
2 – Catedral Metropolitana de São Paulo – Catedral da Sé
3 – Centro Cultural do Bando do Brasil – CCBB
4 – Farol Santander
5 – Martinelli
6 – MASP
7 – Mercadão
8 – Mosteiro de São Bento
9 – Museu Cultural Catavento
10 –  Museu de Artes Sacras
11 – Parque Trianon
12 – Pátio do Colégio
13 – Pinacoteca
14 – Solar da Marques de Santos
15 – Terraço Itália
16 – Theatro Municipal
17 – Instituto Tomie Ohtake
18 – Memorial da América Latina
19 – Continuação Memorial da América Latina
20 – Continuação Memorial da América Latina
21 – MUBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia
22 – MIS – Museu da Imagem e do Som
23 – Museu da Casa Brasileira – MCB
24 – Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP
25 – Museu do Futebol – Estádio Pacaembu
26- Salão do Automóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *